A indústria de materiais de construção contribui muito com o desenvolvimento do país. Esse setor envolve o comércio, movimenta empregos e tem potencial para elevar a economia. Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), o clima é de recuperação para o comércio de material de construção, pois já apresentou um crescimento de 5% em novembro e as expectativas para 2019 preveem investimento e capacitação.
O Sul obteve um destaque de 9% de acordo com o levantamento da Anamaco, o desempenho foi positivo comparado com as outras regiões do país. O crescimento nas outras localizações foram: Nordeste (8%), Norte (5%) e Sudeste (4%). Apenas o Centro-Oeste apresentou resultados negativos (-10%).
Com uma prospecção positiva, o comércio paranaense vem se recuperando da crise e capacitação é uma das palavras-chave para o ano de 2019. “Nosso calendário de 2019 está com o foco na capacitação. Vamos ofertar cursos para proprietários, gerentes, vendedores, motoristas e ajudantes. A expectativa é grande para o próximo ano, esperamos pelo menos um crescimento de 5% no setor”, complementa Patrícia Bernadi, diretora executiva da associação dos Comerciantes de Material de Construção de Curitiba (Acomac).
O Investimento neste departamento já é visível. É o que mostra o resultado da pesquisa realizada pela Federação de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Em comparação com 2017 o Paraná teve um crescimento de 13,34% nas vendas do setor de materiais de construção, Curitiba também apresentou um aumento de 2,36%.